Veja como calcular a quantidade de bebida para sua festa
Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar.
A faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.
Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.
Agora veja como calcular aproximadamente a quantidade de bebida por convidado
· 1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar.
· 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.
· 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.
· 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.
· 1 garrafa de whisky para 10 pessoas.
· 1 garrafa de cerveja por convidado em uma festa onde haverá apenas cerveja, refrigerantes e água.
· 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.
· 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados se servir também vinho tinto, branco e uísque.
· 400ml de refrigerante por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.
· 200ml de água mineral por pessoa.
· 1 garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados.
Dicas para servir os vinhos
A temperatura depende do gosto de cada um. Lembre-se, contudo, de algumas dicas:
Os brancos quando não resfriados tendem a realçar a acidez; mas se excessivamente gelados, podem impedir a percepção do sabor.
Nunca adicione pedras de gelo ao vinho, nem coloque a garrafa no congelador, pois o resfriado bruto aniquila com a qualidade e o sabor da bebida. O ideal é usar baldes com pedaços de gelo, água gelada e sal grosso.
No Brasil, quando a temperatura no verão ultrapassa facilmente 35ºC, os tintos devem ser resfriados na parte inferior da geladeira, na porta, ou ainda num balde com água gelada por meia hora.
A escolha do copo também é importante. O tipo adequado permite enfatizar todas as virtudes do vinho. Os mais indicados são os cálices, que têm uma haste com o pé. Além de elegantes, podem ser segurados sem que se aqueça o vinho. Os ideais são de cristal ou vidro, de paredes finas, inteiramente lisos (os lapidados não permitem que a cor seja plenamente apreciada). No caso do champanhe, o ideal é o copo tipo "flute", ou flauta, e não a taça tradicional, boca larga, que faz com que a bebida perca as bolhas de gás rapidamente. Por ter a borda mais estreita, a "flute" permite uma melhor concentração e percepção de aromas.
Antes de escolher as bebidas que acompanharão seu almoço e jantar festivos, saiba que os rótulos dos vinhos, nacionais e estrangeiros, contêm preciosas informações. Além do nome do fabricante, ano de fabricação, produtor, engarrafador, traz ainda a variedade de uva que deu origem àquele vinho. Se é Cabernet, por exemplo, uma variedade tinta, da região francesa de Bordeaux; se Pinot Blanc, vem da Borgonha. Outro ponto que deve ser notado é o teor alcoólico. Os vinhos normalmente variam de
Conservação da garrafa - A garrafa deve ser guardada deitada ou até mesmo de cabeça para baixo, se em pé, a rolha seca e permite a entrada de ar, quando em contato com o ar o vinho oxida. Também é importante manter a garrafa em um local longe de luz direta e da umidade em excesso, com temperatura entre 12 e
Abrindo - Na hora de abrir, corte a tampa do gargalo e limpe, não é necessário usar muita força, principalmente com ajuda de um bom saca-rolhas. Acidente com a rolha - Se cair algum pedaço da rolha dentro da garrafa, não se preocupe, é comum acontecer. Tire-os com cuidado e se preciso, coe o vinho.
Dicas para servir Champanhe
Para servir um champagne deve-se ter atenção a alguns preceitos básicos. O primeiro diz respeito à temperatura, que deve se situar em torno dos 8ºC, podendo chegar a 10ºC. Para os grandes champagnes safrados pode chegar a 14ºC. Para se atingir esta temperatura, bastam cerca de
As taças recomendadas são as "flutes" de cristal, por conseguirem diminuir a superfície de vinho em contato com o ar, e assim manter suas características de "perlage" por muito mais tempo.
A "perlage" é simplesmente a coroa de espuma formada pelas bolhas de gás carbônico no topo da taça. Atenção na hora de abrir a garrafa, não permitindo o estouro da rolha, pois isto tem como conseqüência a perda das preciosas borbulhas. Abra a garrafa como um suspiro. Copos resfriados pelo próprio vinho evitam a espuma exagerada e favorecem a "perlage". Um bom champagne deve ter as fileiras de gás mais finas possíveis, subindo com força e constantemente.
É falsa a idéia de pensar em servir o champagne durante toda refeição ou festa. O champagne é antes de tudo um vinho e devemos procurar a harmonia entre os pratos, os momentos e as pessoas.
Tipos de Copos
Copo Americano:
é o copo do povão, com todo o respeito. Para se tomar uma boa cerveja na "padoca" o copo americano é indispensável.
Copo Baloon:
algumas vezes esta denominação é utilizada erroneamente para o copo do tipo snifter. Trata-se de um copo versátil servindo desde coquetéis, cervejas atévinhos. Atualmente, para coquetéis o copo do tipo hurricane é mais utilizado. 450 à 600 ml.
Caneca de Chopp:
as mugs disputam com as tulipas a preferência dos bebedores de chope. Muitas vezes são armazenadas em congeladores e existem nos mais diversos formatos e tamanhos, sendo algumas gigantescas, utilizadas principalmente em festivais.
Cognac / Sommelier:
diferentemente do copo brandy snifter, este copo não é tão bojudo e tem a haste mais alta. Próprio para a degustação de cognacs. 180 ml.
Coquetel / Martini:
a tradicional taça de coquetel é imprescindível em qualquer bar. A sua sofisticação e elegância ímpar contrasta com uma silueta de linhas retas e sóbrias. Traduz todo o glamour dos anos de reinado dos coquetéis clássicos. Serve coquetéis gelados (mas sem gelo), não combina muito bem com decorações mais vistosas e nem com canudos, mesmo que cortados. De 90 à 180 ml.
Coffee mug:
também chamado de toddy ou caneca para hot drinks, é usada específicamente para coquetéis quentes, como o irish coffee. 450 ml.
um dos souveniers prediletos da clientela que gosta de embolsar (literalmente) lembranças dos restaurantes. Existem nos mais diversos formatos, tendo em geral de 35 à 60 ml.
esta taça fina e elegante, que tem o formato parecido com uma flauta, substituiu a antiga taça de champagne(semelhante à uma taça martini um pouco mais arredondada) justamente por reter por mais tempo o perlage que se desprende do champagne ou espumante. Serve de 180 à 280 ml.
Highball:
é o tradicional copo long drink para servirbebidas destiladas ou coquetéis refrescantes com bastante gelo e adicionando-se club soda, água, refrigerante ou suco. Os mais esguios são chamados de collins, numa referência àfamília de drinques do mesmo nome. 250 à 410 ml.
copo feito sob medida para servircoquetéis tropicais e refrescantes. Combina com as mais extravagantes decorações e pode ser substituido pelobaloon, menos usado atualmente. 450 ml
Margarita:
copo específico para se servir o coquetel margarita, principalmente se for frozen.Em algumas marcas a haste tem o formato de um cacto. De 350 à 500 ml.
Old fashioned:
clássico copo para servir whisky puro ou com gelo, também muito usado para vários coquetéis, como o próprio old fashioned. Tem de 180 à 350 ml.
On-the-rocks:
também chamado de double old-fashioned, tem um formato mais apropriado para servir bebidas com gelo, conforme sugere o seu nome. Em geral, de 350 ml.
Pilsener / Copo de cerveja:
semelhante a tulipa, sendo no entanto mais alto e com design mais sofisticado. De 350 à 500 ml.
Rocks:
uma variação dos tipos on-the-rocks eold-fashioned. Têm se popularizado no país com a proliferação de redes de restaurantes americanos. 250 à 350 ml.
Sherry:
em inglês é o mesmo que xerez (ou jerez) e é o copo usado para servir vinhos fortificados. Além do próprio xerez, omadeira e o vinho do porto. Também pode substituir o copo do tipo cordialpara servir licores ou ainda para grappa. 90 à 180 ml.
Shot:
é o típico copo do cowboy americano e é também chamado de yankee shot. Serve bebidas sem gelo e geralmente puras, mas também pode-se preparar coquetéis em camadas neste pequeno copo que tem de 35 à 60 ml. O seu similar brasileiro é o copo de pinga, muito popular em cachaçarias, botecos e padarias.
Tulipa:
disputa com a caneca a preferência para se beber chope. Muito popular no Brasil, é encontrada em quase todos os bares. Entre 350 e 370 ml.
Tumbler:
também chamado de cooler, é o tipo de copo para long ou tall drinks, servidos com bastante gelo, tanto para bebidas puras como para coquetéis refrescantescom misturas de sucos, água ou refrigerantes. Pode ser substituído pelohighball. 300 à 450 ml.
Vinho:
tinto, branco, bordeaux, bourgogne,chianti, rosé, beaujolais. A variedade de copos para vinhos é quase proporcional à variedade de vinhos disponíveis. Exageros à parte, muitos especialistas sugerem que, principalmente para iniciantes, basta um tipo de copo para o serviço de vinhos, desde que observadas algumas "regras". Cristal fino transparente, incolor, liso, haste longa e com a abertura ligeiramente estreitada.
Vodka / Steinhäger:
copo semelhante ao shot porém um pouco mais alongado, é tradicionalmente usado para servir destilados gelados, porém sem gelo, mas também pode ser usado para tequila pura e outras bebidas.
Obs.:
. As medidas dos copos utilizados nesta relação visam apenas ser uma referência do tamanho destes copos, uma vez que constumam variar de um fabricante para outro.
. Existem outros tantos tipos de copos que não constam desta relação por considerarmos que os que aqui estão abrangem a maior parte dos tipos.
http://www.imigrantesbebidas.com.br/festas/index.htm |
BEBIDAS PARA FESTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário